Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Curso Introdutório ao Braille e ao Soroban é promovido por Revisora de Textos Braille do Cefor
Início do conteúdo da página

Curso Introdutório ao Braille e ao Soroban é promovido por Revisora de Textos Braille do Cefor

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2017, 17h03 | Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2017, 17h03

A Revisora de Textos Braille, Andressa Dias Koehler, do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) está promovendo o Curso Introdutório ao Braille e ao Soroban. O projeto que teve início hoje (06), acontecerá todas as segundas-feiras, no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), do Cefor.

As alunas com deficiência visual, do curso Técnico em Segurança do Trabalho, do campus Vitória, Vandressa Muniz de Almeida e Maria de Fátima Lopes contam com as aulas da revisora e professora Andressa. Os encontros semanais com duração de duas horas tem aulas práticas, utilizando reglete positiva, máquina de escrever em Braille e o Soroban.

O objetivo é possibilitar que essas alunas escrevam e leiam em Braille. Além disso, o curso também visa inserir o uso do Soroban nas operações matemáticas realizadas pelas alunas e propiciar às estudantes vivências com o recurso da audiodescrição.

Dessa forma, o Cefor pretende dar o apoio institucional ao campus Vitória no sentido de estimular a autonomia das alunas, possibilitando a elas o uso do sistema de leitura e escrita que lhes permitiria aprofundar os conhecimentos da Língua Portuguesa e se expressar por ela de forma escrita em quaisquer áreas do conhecimento.

 

DSC08205

Foto 1: as alunas Vandressa Muniz de Almeida e Maria de Fátima Lopes e, ao centro, a professora Andressa Koehler.

 

DSC08210

Foto 2: Andressa Koehler auxiliando a aluna Maria de Fátima na escrita com a reglete.

 

DSC08216 2

Foto 3: Aluna Vandressa Muniz na escrita com a reglete.

registrado em:
Fim do conteúdo da página