Página inicial > Notícias > Cooperação técnica em empreendedorismo entre Ifes e Instituto Federal de Brasília é finalizada com resultados positivos

Publicado: Quarta, 30 de Maio de 2018, 13h28 | Última atualização em Quarta, 30 de Maio de 2018, 13h28

O curso de pré-incubação a distância “Competências Empreendedoras”, viabilizado através de acordo de cooperação técnica entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e o Instituto Federal de Brasília (IFB) foi ofertado pela Agência de Inovação do Ifes (Agifes) em conjunto com o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). Participaram do curso 40 pessoas, entre alunos e servidores do IFB. A última etapa do curso ocorreu presencialmente no dia 23 de maio com apresentação dos projetos de empreendimento pelos alunos do curso.

O Cefor, além de ofertar o curso na modalidade a distância, integrando ações educativas com as ferramentas disponibilizadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Moodle, participou do processo metodológico e pedagógico do curso, disponibilizando as instalações, equipamentos e materiais que foram utilizados durante a capacitação com a intenção de promover o acesso a todos os participantes.

Os participantes foram selecionados pelo próprio IFB, que formou uma turma a partir de projetos locais de inovação. O objetivo das aulas foi auxiliar no desenvolvimento das competências e habilidades intimamente ligadas à criação ou inovação e melhorias na gestão de novos negócios de base tecnológica. A carga horária total foi de 160 horas, e o conteúdo dividido em módulos sobre assuntos como gestão da inovação, marketing e planejamento financeiro.

Para o coordenador geral da ação Rodolpho Rangel, Diretor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão do Ifes, “o trabalho realizado foi pioneiro dentro dos Institutos e o Cefor foi fundamental na integração entre o Instituto Federal e IFB. Os alunos que participaram do curso elogiaram o material desenvolvido como o layout e as ferramentas do moodle”. Rangel destacou a atuação dos servidores Luciano Rodrigues Valin, coordenador da Secretaria Acadêmica, e do programador visual Marcos Vinicius Forecchi Accioly, da Coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais (CGTE), no auxílio aos docentes e discentes. Em relação aos empreendimentos, Rangel apontou a evolução alcançada e a importância de os empreendedores terem passado por orientações e apresentarem protótipos para o mercado de trabalho que serão capazes de solucionar problemas na sociedade.

Já o professor do curso Emmanuel Marques considera o projeto um grande desafio conquistado, uma vez que a equipe multidisciplinar montou uma estrutura voltada para o ensino a distância e tinha como foco promover a interação com os alunos para que eles se sentissem acolhidos, objetivo esse alcançado. Marques participou do projeto na etapa pedagógica ao colaborar com a criação de disciplinas e conteúdos de acordo com a metodologia do Cefor, ou seja, planejada para o modelo EaD. Marques também destacou a atuação do tutor do curso Leandro Viana. Ele salientou que “o projeto é uma oportunidade de treinar pessoas, mas também de se aperfeiçoar e aprender junto com a equipe, possibilitando reciclar o conhecimento e ver de outra forma o processo”.

Diante do sucesso do projeto, outros institutos federais demonstraram interesse para conhecer mais sobre o empreendedorismo em incubadoras e como implantar este tipo de capacitação na modalidade a distância.

postar