Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática promove palestra
Início do conteúdo da página

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática promove palestra

Publicado: Segunda, 26 de Novembro de 2018, 12h45 | Última atualização em Segunda, 26 de Novembro de 2018, 12h51

Numa iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática do Espírito Santo (GEPEM-ES), ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) em parceria com a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM-ES), promoveram no dia 23 de novembro, entre 16h e 19h, no miniauditório do Cefor, a palestra “Formação de Professor de uma perspectiva de Matemática Problematizada”, proferida pelo professor Doutor Victor Giraldo do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O objetivo da palestra foi trazer uma reflexão sobre o ensino da matemática na formação dos professores da área que atuarão com alunos da educação básica. O palestrante convidado trouxe alguns questionamentos para o público como: o que o professor precisa saber ou não para ensinar matemática, e que professor queremos formar e para qual escola?

Esses questionamentos foram fundamentados a partir de teóricos que analisam a formação dos docentes em matemática da educação básica, e foram apresentados aos professores e estudantes do Educimat e do Ifes. Giraldo também exibiu questões de matemática e suas formas de resolução com o intuito de mostrar aos profissionais como é comum desqualificar soluções que fogem aos padrões convencionais. Ressaltou, também, a dificuldade em ouvir o aluno, no ponto de vista de se colocar no lugar de quem fala.

Para o professor  Victor Giraldo, o desafio é pensar num curso de licenciatura que quebre a dicotomia matemática básica e matemática na universidade e articule esses dois campos para a formação do professor. Nesse sentido, ele elogiou os Institutos Federais por serem capazes de estabelecer um diálogo com a escola básica. A palestra se revelou de extrema relevância, uma vez que seu foco foi debater quais são os saberes necessários do professor de matemática para ministrar aulas na educação básica.

 

DSC09344

 

DSC09348

 

DSC09354

 

DSC09352 2

 

DSC09367

registrado em:
Fim do conteúdo da página