Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Equipe do Cefor disponibiliza a ferramenta VLibras no AVA
Início do conteúdo da página

Equipe do Cefor disponibiliza a ferramenta VLibras no AVA

Publicado: Sexta, 09 de Agosto de 2019, 12h18 | Última atualização em Sexta, 09 de Agosto de 2019, 13h41

Com o objetivo de auxiliar na tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) de textos curtos inseridos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Ifes, atendendo então ao público de alunos com deficiência auditiva, a equipe da Coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais (CGTE) inseriu a ferramenta VLibras na plataforma. Ela permite que o usuário selecione uma palavra/frase e obtenha a tradução em Libras automaticamente. Para utilizar, basta clicar no ícone azul com o texto "Acessível em Libras", disponível no canto direito do AVA.

 

Moodle VLibras

 

De acordo com o coordenador da CGTE, Elton Vinícius Silva, o ingresso de alunos surdos no curso Técnico em Multimeios Didáticos provocou maior demanda para gravação de vídeos com tradução de textos em Libras pelo setor de audiovisual do Cefor. “Passamos a traduzir todos os conteúdos de cada sala do Moodle, desde os materiais simples, como agenda, boas vindas, orientações e até materiais complexos, como artigos científicos e vídeos longos”. É importante destacar que a ferramenta não substituirá os interpretes nos conteúdos e enunciados das atividades das disciplinas.

A CGTE irá avaliar a ferramenta durante o segundo semestre para verificar o funcionamento e a receptividade dos alunos.

Saiba mais sobre o Vlibras

Resultado de uma parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets. Mais informações no site do VLibras

registrado em:
Fim do conteúdo da página