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A Educação a Distância no Ifes

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 18h22 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h49

ConceitoMaximo Dia1

A Educação a Distância (EaD) está intimamente ligada ao uso das mais diversas tecnologias, o que possibilita uma infinidade de benefícios. Um deles é o fato de a educação poder chegar a locais remotos e não ficar restrita aos grandes centros, o que é uma das metas do PNE (Plano Nacional de Educação). Também é uma grande oportunidade para quem trabalha e não consegue frequentar os cursos presenciais em horários convencionais. Não podemos ainda esquecer que as pessoas aprendem de maneiras diferentes e a variedade de recursos tecnológicos favorece os diferentes estilos de aprendizagem, inclusive alunos que possuem algum tipo de necessidade específica, como surdez, cegueira e baixa visão.

A EaD é importante, ainda, na melhoria de indicadores institucionais, como a RAP (relação aluno x professor), quando for possível ter mais turmas de um mesmo curso; na formação dos servidores da instituição, especialmente quando estes estão distribuídos em campi distantes; no apoio aos cursos presenciais com o uso de tecnologias e disciplinas a distância; no melhor aproveitamento do corpo docente, com professores podendo ofertar disciplinas em outros campi; no compartilhamento de materiais, entre outros.

 

Você conhece a história da EaD no Ifes? Um breve histórico

A EaD no Ifes iniciou em 2004, quando foi elaborado o projeto pedagógico de EaD. No ano seguinte, o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) foi submetido ao primeiro edital da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Com a articulação de novos cursos superiores, em 2006 foi criado o Centro de Educação a Distância (Cead), passando a ser gerido por Yvina Pavan Baldo. O Cead tinha como objetivo apoiar a oferta de cursos a distância no Ifes, assim como atuar nas políticas institucionais de EaD. Em 2008, o Cead passa a ofertar, também, cursos técnicos pela e-Tec Brasil. Em 2014, o Cead se une ao Programa de pós-graduação Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Ifes e é transformado no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cefor), passando a ser gerido por Vanessa Battestin. O Cefor mantém seu objetivo de apoiar a EaD e o uso de tecnologias na instituição, mas também se torna uma unidade acadêmica, passando a ofertar cursos diretamente, com foco na formação de profissionais da educação. Em 2015, o Cefor inicia a oferta de cursos totalmente institucionalizados (sem fomento externo, tais como UAB e e-Tec). Em março de 2019, o Cefor passa a ser gerido por Mariella Berger Andrade.

Para mais detalhes sobre a história do Cefor, acesse nossa linha do tempo.

 

Cursos a distância

O Ifes já ofertou mais de 65 cursos a distância, sendo 7 cursos técnicos, 5 graduações, 13 Pós-graduações (entre especializações e aperfeiçoamentos) e mais de 40 cursos FIC (Formação inicial e Continuada). Estes cursos foram ofertados pelo Cefor e por outros campi do Ifes. Destes, foram 6 técnicos com fomento da e-Tec, 5 graduações e 8 pós-graduações com fomento da UAB; com fomento próprio foram: um curso técnico, cinco pós-graduações e mais de 40 cursos FIC.

Para mais detalhes sobre os cursos ofertados, acesse nossa página.

Para apoio aos cursos, o Cefor oferece diversas formações, organiza eventos, apóia institucionalmente os campi, administra o ambiente Moodle e disponibiliza uma Base de Conhecimentos com materiais de apoio, instruções, tutoriais, entre outros. Está, ainda, trabalhando com os campi para implantação dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE), que visam ser uma base local nos campi para suporte mais imediato aos seus docentes quanto ao uso de tecnologias e recursos educacionais em cursos a distância e também presenciais.

O Cefor também apoia à instituição no quesito inclusão, ofertando disciplinas de Libras a distância para diversos cursos dos campi, ofertando cursos de libras e inclusão, fazendo a tradução de editais para Libras, posibilitando a acessibilidade de materiais e do site, entre outros.

E não para por aí! No próximo mês o Cefor lançará uma nova plataforma – de cursos MOOC (Curso Online Aberto e Massivo, do inglês Massive Open Online Course), que será mais uma oportunidade de oferta de cursos EaD pelos campi para a sociedade.

 

Referência nacional de EaD

O Cefor tem participado ativamente e, muitas vezes como protagonista, de discussões nacionais sobre institucionalização da EaD com o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e com outras instâncias, na maioria das vezes, representando o Conif, tais como: a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec), a Secretaria de Educação Superior (Sesu), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), entre outros - tornando-se uma referência nacional no tema.

Algumas conquistas importantes foram a adequação da matriz orçamentária para cursos EaD institucionalizados e outras definições do Conif realizadas pelo GT coordenado pelo Cefor (maiores detalhes no relatório do GT) e a portaria no90, de 24 de abril de 2019, da Capes, que dispõe sobre os programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade de educação a distância, oriundo de GT em que o Cefor participou representando o Conif. Para mais detalhes sobre os impactos da portaria, veja a entrevista concedida à Folha de São Paulo sobre o tema.

O Cefor recebe, com frequência, visitas de outras instituições de ensino do Brasil que trabalham ou pretendem trabalhar com EaD, dentre elas, Universidades Federais, Particulares e mais de 15 Institutos Federais. Além disso, o Cefor é constantemente convidado a diversos eventos, palestras, mesas redondas e entrevistas para tratar deste assunto em diversos pontos do país. Participa, ainda, de diversas discussões locais com outros órgãos, como CREA, Corpo de Bombeiros, Detran, entre outros.

 

Saiba mais:

Critérios para o Recredencimento da Educação a Distância - publicado em 17 de setembro de 2019

Comissão de Recredenciamento da Educação a Distância - publicado em 18 de setembro de 2019

O impacto da Educação a Distância do Ifes na vida das pessoas - publicado em 19 de setembro de 2019

Cefor conquista conceito máximo no recredenciamento do Inep/Mec - 2019 - publicado em 20 de setembro de 2019

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