Página inicial > Notícias > V Concefor foi um sucesso

V Concefor foi um sucesso

Publicado: Segunda, 29 de Outubro de 2018, 11h11 | Última atualização em Segunda, 05 de Novembro de 2018, 12h58

O V Concefor (Congresso Regional de Formação e Educação a Distância) foi realizado entre os dias 16 e 18 de agosto, no Centro de Referência em Formação e em Educação do Ifes (Cefor). Durante três dias o Cefor foi um espaço dedicado às apresentações acadêmicas, conferências, mesas redondas e momentos culturais. Com o tema “Educação, tecnologia e inclusão: construindo saberes”, o evento trouxe uma reflexão sobre as estratégias e mecanismos educacionais ao processo de ensino e aprendizagem numa perspectiva inclusiva. Esse ano foram inscritos 280 congressistas, com 124 trabalhos submetidos e 72 trabalhos aprovados.

A solenidade de abertura do evento contou com a presença da Diretora do Cefor Vanessa Battestin; o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Ifes, André Romero da Silva; a Coordenadora de Ensino do Cefor, Isaura Nobre; e a Coordenadora Geral de Pesquisa e Extensão Maria Alice Veiga .

Após o pronunciamento dos componentes da mesa, os congressistas contaram com a participação de Iasmyn Ferreira e Vita Sales, apresentando o projeto cultural Cineclube Vendo Vozes, organizado por estudantes dos cursos de Artes Visuais, Cinema, Geografia, Filosofia e Letras-Libras da Ufes. O projeto visa possibilitar o acesso de pessoas com deficiência auditiva às produções cinematográficas em Libras. Foram exibidos três produções cinematográficas, em formato curta-metragem, sobre o tema, as quais promoveram uma discussão acerca de uma nova estética cinematográfica em línguas de sinais com atores surdos.

O congresso teve a participação de pesquisadores nacionais e internacionais. Entre os palestrantes brasileiros estiverem presentes a professora Dra. Andréa Poletto Sonza do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS); Edgar Alvarenga Simões, do Cefor; a revisora de texto braille Dalila Gusmão Carletti, do Ifes de Alegre; a professora Ariadna Pereira Siqueira Effgen, da Prefeitura Municipal da Serra; a professora Sirley Trugilho da Silva, Presidente do Fórum dos Núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (FONAPNE); o professor doutor André Ribeiro Reichert, da Universidade Federal de Santa Catarina e Carla Beatris Valentini, da Universidade de Caxias do Sul.

Em relação aos convidados internacionais, marcaram presença Arthur B. Powell Jr., da Rutgers University, dos Estados Unidos. O professor apresentou a importância das relações interpessoais e da comunicação para a atuação nos polos de trabalho e destacou no âmbito educacional que os docentes devem ter conhecimento sobre aplicativos, ferramentas e plataformas para prática docente, especificamente, a Matemática. E o professor da Universidade de Lisboa, Henrique Manuel Guimarães, que ressaltou a flexibilidade curricular e autonomia escolar e trouxe como reflexão, a mudança que ocorre no mundo, cada vez mais rápida e abrangente, e por essa razão, não se trata apenas de inclusão, mas da participação da própria sociedade inserida nesse contexto.

Além das plenárias e mesas redondas, houve também apresentações de trabalhos e minicursos em várias áreas do conhecimento como: Design Educacional e mídias na EaD; O conhecimento profissional do professor: da crítica à realidade técnica, à ideia de conhecimento prático; Abordagens e Formação Inicial e Continuada de Professores; A álgebra antes da Aritmética: Construindo sentidos sobre Números Fracionários; As interfaces da Gestão no polo UAB; Tecnologias Digitais e Práticas Pedagógicas; Especificidades de formação de educadores: a educação especial e Formação de Professores: como resgatar o protagonista docente?

Na ocasião foram lançados os livros das professoras Jaqueline Maissiat e Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, respectivamente, Ensino e Aprendizagem na Visão de Grande Pensadores e Lesson Study em Matemática: Café, leite e Matemática.

O V Concefor foi encerrado numa manhã sábado com premiações para os melhores trabalhos. Na categoria Formação, as autoras Thalita Quinto Soares Ferreira e Mirian Jonis conquistaram o primeiro lugar pelo trabalho “Projetos escolares e alfabetização científica: uma experiência de produção de papel com fibras naturais da cana-de-açúcar”. E na categoria EAD/Tecnologias, o primeiro lugar foi para o aluno Israel David Oliveira Frois, pelo trabalho “A geopolítica do ciberespaço: novas possibilidades na abordagem no ensino da geografia crítica”.

Conheça os premiados no V Concefor

CATEGORIA FORMAÇÃO

1º lugar: Thalita Quinto Soares Ferreira e Mirian Jonis
Trabalho: Projetos escolares e alfabetização científica: uma experiência de produção de papel com fibras naturais da cana-de-açúcar

2º lugar: Ana Paula dos Santos, Márcia Gonçalves de Oliveira, kamila Scalzer
Trabalho: Formação profissional docente a distância na perspectiva da alfabetização científica

3º lugar: Andressa de Oliveira Faria Lorenzutti, Andre Luiz dos Santos, Geovania Cezana Araujo Cunha, Euna Sousa Araujo Santos e Sidnei Quezada Meireles Leite
Trabalho: A promoção da alfabetização científica e CTS/CTSA a partir da produção artesanal de sabão com óleo vegetal.

4º lugar: Johelder Xavier Tavares
Trabalho: Arquitetura do desejo: configurações de uma instituição e suas contribuições para o desenvolvimento da educação infantil

CATEGORIA EAD/TECNOLOGIAS

1º lugar: Israel David Oliveira Frois