Página inicial > Notícias > Universidade Aberta Capixaba consolida objetivos do primeiro semestre de 2022

Universidade Aberta Capixaba consolida objetivos do primeiro semestre de 2022

Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 16h29 | Última atualização em Quinta, 01 de Setembro de 2022, 16h37

A UnAC - Ifes está funcionando com quatro cursos, 960 alunos, 15 polos espalhados pelo Espírito Santo e mais de 100 bolsistas

O Programa Universidade Aberta Capixaba (UnAC) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) consolida os objetivos do primeiro semestre de 2022. A UnAC faz parte do Sistema UniversidadES e possui a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos de educação superior no Estado do Espírito Santo e funciona por meio de Ensino a Distância (EaD) e da utilização dos polos de apoio presenciais já existentes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Este programa está sendo executado pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), considerando as metas do Plano Estadual de Educação, em particular as metas 12, 13 e 16.
O Ifes tem o objetivo de cumprir as Diretrizes da Política Nacional de Formação de Professores e as metas estabelecidas no Plano Estadual de Educação Lei 10382 2015-2025, especificamente: Meta 12 – Elevar a taxa bruta de matrícula na educação superior para 50% e a taxa líquida para 33% da população de 18 a 24 anos, assegurada a qualidade da oferta e expansão para, pelo menos, 40% das novas matrículas, no segmento público. Meta 13 – Elevar a qualidade da educação superior e ampliar a proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior para 75% (setenta e cinco por cento), sendo, do total, no mínimo, 35% (trinta e cinco por cento) doutores. Meta 16 - Formar, em nível de pós-graduação, 90% dos professores da educação básica, e garantir a todos os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação.

Com o objetivo geral de desenvolver uma cooperação na área da Educação Superior, com vistas a avaliar a viabilidade de atendimento e oferta de cursos de graduação, pós-graduação e especialização públicos na modalidade a distância no estado do Espírito Santo, a UnAC/Ifes teve a primeira oferta de cursos de educação superior em 2022 contemplando 4 cursos, distribuídos em 15 polos, 960 matrículas, como segue:

1) Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública: Campus Colatina, 5 polos, 200 alunos, 18 meses, início em 2022/1.

2) Pós-Graduação Lato Sensu em Educação: Metodologias e Práticas para o Ensino Fundamental: Campus Nova Venécia, 3 polos, 120 alunos, 18 meses, início em 2022/1.

3) Graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet: Campus Serra (com parceria com os campi de Alegre, Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e Santa Teresa), 8 polos, 320 alunos, 36 meses, início em 2022/2.

4) Pós-Graduação Lato Sensu em Aperfeiçoamento em Educação Especial Inclusiva: Campus Cefor, duas ofertas, 4 polos, 320 alunos, 6+6 meses, início em 2022/2 (primeira turma) e 2023/1 (segunda oferta).

“A UnAC do Ifes vem expandindo a sua oferta de cursos de educação superior, colaborando para o desenvolvimento profissional dos capixabas, levando para o interior do estado educação pública, gratuita e de qualidade em consonância com as metas do Plano Estadual de Educação”, afirma o coordenador da programa José Geraldo Orlandi.

UnACIfes2022 1

UnACIfes2022 2