Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Perguntas Frequentes > [PARA ALUNOS] Dúvidas sobre Moodle
Início do conteúdo da página

Perguntas Frequentes

FAQs - [PARA ALUNOS] Dúvidas sobre Moodle

O AVA Moodle do Ifes pode ser acessado pelo endereço https://ava.cefor.ifes.edu.br/

O login (Identificação de usuário) é o nº de matrícula.
A senha de primeiro acesso é Mud@r123 ou clique em "Perdeu a senha?" para conseguir cadastrar uma nova senha.

O aplicativo oficial da plataforma Moodle para Android e iOS é o Moodle Mobile. Este aplicativo está conectado ao Moodle e está disponível no endereço: https://download.moodle.org/mobile/. No momento do download será solicitado o endereço de acesso que é: https://ava.cefor.ifes.edu.br/.

Há um vídeo tutorial sobre o App Moodle Mobile - Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ifes [Libras].

Utilizando o aplicativo Moodle Mobile, os alunos podem acessar as atividades de qualquer lugar, estando ou não online. Tudo o que o aluno fizer offline no aplicativo será sincronizado automaticamente quando conectado.

Para que isso seja possível, é necessário que o aluno inicialmente faça o download dos materiais para posterior acesso offline. Para tal, com acesso a internet, basta clicar em Painel, acessar o curso, clicar no ícone 3 pontinhos no canto superior direito e escolher a opção Download do curso.

Várias são as opções de aplicativos que podem ser utilizados para redigir textos pelo celular, entre eles:

  1. Google Docs
  2. Jotterpad
  3. iA Writer
  4. Writer Plus

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), comprometido em formar e informar não somente alunos e servidores do Instituto, mas também cidadãos e profissionais de toda a sociedade, reuniu em um único site o acesso a 15 bibliotecas virtuais.

Por meio da Biblioteca virtual do Cefor é possível explorar mais de 12 mil títulos, dentre eles livros, artigos e documentos com conteúdo técnico e científico de qualidade, que abrangem todas as áreas do conhecimento, sem exceção. Além de possibilitar o acesso a importantes clássicos da literatura nacional e internacional.

Os serviços oferecidos por cada uma das plataformas que denominamos Biblioteca ou Acervo é variável. Algumas plataformas permitem a consulta de livro na íntegra de forma interativa e o download de materiais de domínio público, enquanto outras dão acesso à criação de estante virtual personalizada e seleção de ‘favoritos’.

A maior parte das 15 bibliotecas disponibiliza o acesso ao público em geral. Para a comunidade acadêmica do Ifes, duas Bibliotecas Virtuais foram disponibilizadas. A plataforma Pearson está liberada mediante acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA Moodle do Ifes. Já a plataforma Minha Biblioteca está disponível apenas para os alunos do cursos de Graduação e de Pós-graduação na modalidade EaD, cursos Técnicos do Cefor, e de Pós-graduação presenciais, além de acessível a todos os professores e bibliotecários do Ifes.

De acordo com a Coordenadora de Biblioteca do Cefor, Viviane Bessa Lopes Alvarenga, “O aluno, que nunca acessou o AVA Moodle mas quer ter acesso a essas bibliotecas, precisa procurar um dos seus professores. Já os servidores, devem procurar o(s) bibliotecário(s) dos campi pelos canais disponibilizados pelo Ifes, neste momento. O acesso é fácil e rápido.”

Confira cada uma das Bibliotecas disponibilizadas.

Minha Biblioteca

Pearson

Target GEDWeb 

Periódicos da Capes

Meu Pergamum

Repositório Institucional do Ifes

Repositório online ProEdu

Biblioteca Domínio Público

Google Book

Biblioteca Digital Mundial

The National Academies Press

Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

Biblioteca Digital e Sonora

Project Gutenberg

Public Library of Science

Se você foi convidado para participar de uma webconferência, veja neste tutorial o que você precisa saber para conseguir participar da reunião facilmente: https://conhecimento.cefor.ifes.edu.br/base/o-que-voce-precisa-saber-para-participar-de-uma-webconferencia/

Fim do conteúdo da página