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Educação a Distância

Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2016, 13h52 | Última atualização em Terça, 24 de Março de 2020, 21h27

A Educação a Distância, segundo o Decreto nº 9.057 de 2017, é a modalidade na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem faz uso das tecnologias da informação e comunicação e prescinde de pessoal qualificado, políticas de acesso, acompanhamento e avaliação adequados, desenvolvendo as atividades educativas por estudantes e profissionais da educação em lugares e tempos diversos. Nesta concepção de EaD, as tecnologias educacionais podem ser entendidas como a incorporação das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) ao processo de ensino-aprendizagem. No Brasil, a EaD nas instituições públicas foi amplamente impulsionada pelos programas de fomento federais Sistema Universidade Aberta do Brasil, instituído pelo Decreto 5.800 de 2006, e Rede e-Tec Brasil, formalizado pelo Decreto nº 7.589 de 2011.

Na busca pela EaD de qualidade, são necessárias reflexões e ações que abarquem as potencialidades técnicas e pedagógicas das tecnologias educacionais, criando um ambiente educativo que ultrapasse o conservadorismo da educação expositiva e contribua para a formação de cidadãos mais críticos e atentos às diversas demandas que a sociedade contemporânea apresenta. Nesse contexto, deve haver espaço para a interdisciplinaridade, com a adoção de metodologias investigativas, abertas e colaborativas, em que o professor assume o papel de mediador da aprendizagem, com o apoio das tecnologias.

No Ifes, o órgão gestor das políticas e diretrizes de EaD e uso das tecnologias educacionais é o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). O Cefor tem como uma de suas principais metas a institucionalização da EaD, promovendo a oferta de cursos sem fomento externo e consolidando, ainda mais, essa modalidade de ensino no Instituto e o uso de tecnologias na educação, inclusive na educação presencial.

Ao longo dos 14 anos de experiência, o Cefor conseguiu se estabelecer como referência, principalmente graças ao trabalho sério realizado pelos seus servidores e colaboradores e também pelo investimento institucional no desenvolvimento da EaD. Isso fez com que o Cefor ocupasse, por diversas vezes, posição de vanguarda na EaD brasileira, no que concerne à estrutura administrativa, metodologia de EaD, elaboração de materiais didáticos, formalização de processos para EaD e, mais recentemente, institucionalização da EaD. Esse trabalho teve um importante reconhecimento em  2019, quando o Ifes foi recredenciado para ofertar EaD com nota 5, a máxima na avaliação do INEP, comprovando a evolução e o amadurecimento institucional na oferta da modalidade a distância.

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