Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Metodologia

Publicado: Segunda, 18 de Julho de 2016, 13h26 | Última atualização em Terça, 02 de Junho de 2020, 09h48

infograficos metodologia ead elaborao de disciplinas

 

Nos cursos a distância ou semipresenciais ofertados pelo Ifes serão considerados como princípios:


- metodologia de ensino-aprendizagem que privilegie a construção dos conhecimentos como princípio educativo;

- autonomia dos alunos e autogerenciamento da aprendizagem;

- formas de comunicação eficientes entre os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista evitar o isolamento do aluno bem como estimular a sua motivação  para a aprendizagem;

- contextualização entre as necessidades de aprendizagem e a realidade socioeconômica e cultural dos alunos;

- articulação entre teoria e prática;

- acompanhamento do processo de aprendizagem;

- promover a interdisciplinaridade com base em uma relação dialógica entre as disciplinas buscando a correspondência entre os diversos saberes;

- uso e difusão de tecnologias na Educação.

 

O processo de aprendizagem em formato EAD será produzido, executado e avaliado sob responsabilidade do Ifes, com acompanhamento presencial e não presencial.

Momentos presenciais: serão realizados nos polos de apoio presencial, podendo contar com a mediação de um tutor presencial. Os polos de apoio presencial deverão garantir espaços que permitam a interação, a constante reflexão, as atividades práticas, os debates, a avaliação dos conteúdos e o encaminhamento aos estudos independentes e colaborativos. A metodologia adotada deverá permitir o desenvolvimento do aluno por métodos socializantes, sócio-individualizantes e individuais. Seguindo as instruções apontadas pelo Decreto 9.057, de 25 de maio de 2017, observa-se as seguintes questões para os momentos presenciais:

  • Capítulo I, Art. 4º: As atividades presenciais, como tutoriais, avaliações, estágios, práticas profissionais e de laboratório e defesa de trabalhos, previstas nos projetos pedagógicos ou de desenvolvimento da instituição de ensino e do curso, serão realizadas na sede da instituição de ensino, nos polos de educação a distância ou em ambiente profissional, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais.
  • Os polos citados anteriormente englobam a unidade acadêmica e operacional descentralizada no Brasil ou no exterior. O mesmo vale para cursos de pós-graduação lato sensu.
  • Parágrafo único do Art. 17: Os cursos das instituições de ensino de que trata o caput cujas atividades presenciais forem realizadas fora do Estado da sede da instituição de ensino, estarão sujeitos à regulamentação do Ministério da Educação.

Momentos não presenciais: ocorrerão por meio do autoestudo e por meio da Internet, no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), sendo que, no caso do CEFOR/Ifes, a plataforma utilizada é o  Moodle. Além disso, poderão ser disponibilizados materiais impressos ou em meio digital e nas mais diversas mídias relacionadas aos conteúdos abordados nos componentes currriculares. Também serão utilizadas ferramentas síncronas (comunicação que se realiza ao mesmo tempo) ou assíncronas (comunicação que não ocorre ou não se efetiva ao mesmo tempo) com os professores, professores-tutores e alunos.

Fim do conteúdo da página