Página inicial > Notícias > Profissionais da EAD do Ifes se reúnem em evento de capacitação

Profissionais da EAD do Ifes se reúnem em evento de capacitação

Criado: Quinta, 06 de Junho de 2013, 12h49 | Publicado: Quinta, 06 de Junho de 2013, 12h49 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

José Manuel Moran com servidores do Ifes

O Centro de Educação a Distância do Ifes – Cead realizou, pelo terceiro ano consecutivo, a capacitação continuada para profissionais de Educação a Distância – EaD. O evento foi sediado no campus Vitória, no final do mês de maio e concentrou professores, tutores, equipes multidisciplinares, designers instrucionais e coordenadores do Instituto.

Com o objetivo de abordar o ensino a distância de acordo com as teorias e práticas da pedagogia, o encontro contou com um talk show e uma palestra realizada pelo diretor do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp – São Paulo, José Manuel Moran.

A abertura do evento foi realizada pelo diretor-geral do campus Vitória, Ricardo Paiva; pela diretora do Cead, Yvina Pavan Baldo; e pela gerente de Ensino do Cead, Luciane Ferreira Lacerda. Em seguida, aconteceu o talk show “Teorias de Aprendizagem e o que fazer com elas na EaD”, apresentado pelos professores Rony Freitas e Maria Auxiliadora Vilela Paiva. Os convidados dialogaram sobre os desafios enfrentados pelos profissionais durante o processo de educação a distância, com a participação dos presentes, que puderam expor suas dúvidas e opiniões.

O professor José Manuel Moran ministrou a palestra “Ampliar as
formas de comunicação com nossos alunos da EAD”. Em seu primeiro
contato direto com o Ifes, Moran ressaltou a importância de eventos
como esse para os profissionais da educação a distância como troca
de conhecimentos entre os profissionais. O professor também comentou
sobre a contribuição que os métodos de ensino a distância
fornecem aos cursos presenciais e a necessidade de ambas as práticas
se integrarem.

A última parte do evento foi destinada ao encontro de professores e equipes multidisciplinares dos cursos a distância de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica, Licenciatura em Informática, Licenciatura em Letras Português, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Técnico em Administração. Esse momento foi reservado para os coordenadores dos cursos reunirem-se com suas equipes com o intuito de trocar informações e experiências.

A capacitação continuada acontece todo ano a cada semestre. Financiado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB, o evento é realizado há cerca de três anos pelo Ifes.

Fonte: www.ifes.edu.br