Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Coordenadoria Geral de Ensino promove reunião com todos os servidores do Cefor
Início do conteúdo da página

Coordenadoria Geral de Ensino promove reunião com todos os servidores do Cefor

Publicado: Sexta, 14 de Outubro de 2016, 08h46 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

A Coordenadora Geral de Ensino do Cefor, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, realizou reunião geral com os servidores para tratar de temas relacionados ao setor de ensino e, devido ao complexo momento político que o Brasil atravessa, realizou também discussão sobre as movimentações atuais do Congresso Nacional para a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 241/2016 (PEC 241), da Medida Provisória 746/2016 (MP 746, conhecida como “MP do Ensino Médio”), do Projeto de Lei 257/2016 e do Projeto de Lei 193/2016 (conhecido como “Programa Escola sem Partido”).

A reunião aconteceu em três momentos distintos: em um primeiro momento, houve discussão da situação atual que vivemos no país, especialmente em relação à votação da PEC 241 e da MP 746 (Ensino Médio); em seguida, os coordenadores dos programas de pós-graduação do Cefor realizaram apresentação sobre os cursos ofertados atualmente; por último, houve reunião entre os professores como parte do planejamento para o ano de 2017.

Durante o primeiro momento, a servidora da Coordenadoria Geral de Ensino (CGE) Simone Izoton Nascimento da Silva discorreu sobre a PEC 241 e o PL 257 e discutiu com os servidores do Cefor sobre a importância de se conhecer o texto das leis que estão para serem votadas. Simone reiterou que "Praticamente todos os campi já realizaram momentos de discussão com os servidores e alunos sobre o período  em que estamos vivendo". A PEC 241 foi aprovada na noite de ontem pelo Plenário da Câmara dos Deputados Federais.

Ainda neste primeiro momento, a coordenadora da CGE Maria Auxiliadora apresentou uma análise sobre a “MP do Ensino Médio” (MP 746), trazendo à reflexão dos servidores os pontos alterados pela medida provisória na legislação vigente, pontuando os artigos modificados um a um. Houve ampla discussão entre os servidores sobre as alterações propostas, momento em que foi possível compartilhar conhecimentos e enriquecer a discussão sobre a educação em nosso país, alertando uns aos outros para as mudanças sociais e políticas que estão em curso em nosso país na atualidade.

A Diretora Geral do Cefor, Vanessa Battestin Nunes, esclareceu que esta não é uma discussão partidária e que é extremamente necessário dialogar com o governo em defesa da educação e, especialmente, dos Institutos Federais, enaltecendo a importância das discussões entre os servidores.

No segundo momento, foram apresentados os cursos de pós-graduação ofertados pelo Cefor. O primeiro curso abordado foi a Pós-graduação em Informática na Educação (PIE), apresentado pela coordenadora do curso Marize Lyra Silva Passos, a qual demonstrou os objetivos do curso e os números relacionados a vagas e matrículas ao longo dos anos, compartilhando que a pós-graduação já ofertou em sua história mais de 800 vagas ao público. Acesse a página do curso para conhecer mais sobre a Pós-graduação em Informática na Educação.

Em seguida, a professora Rutinelli da Penha Fávero apresentou o curso de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais (TECEDU), do qual é a atual coordenadora. Este é o primeiro curso da Educação a Distância do Ifes a ser ofertado com recursos próprios da instituição, sem contar com qualquer fomento externo de programas federais, tais como a Universidade Aberta do Brasil (UAB) ou e-Tec Brasil. A maior parte do público de alunos deste curso é da Grande Vitória, mas também alunos de outros municípios do Espírito Santo e outros estados do Brasil. Acesse a página do curso para conhecer mais sobre a Pós-graduação em Tecnologias Educacionais.

Por fim, os professores-coordenadores Sidnei Quezada e Alex Jordane apresentaram o Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT), o qual completa, em 2016, 5 anos de existência e já matriculou mais de 200 alunos entre 2011 e 2016, em quatro diferentes linhas de pesquisa. Acesse a página do programa para conhecer mais sobre o programa de mestrado profissional Educimat.

Em seguida, a Coordenadora Geral de Ensino conduziu com os professores uma etapa de planejamento para o ano de 2017.

CGE Reunião com...
CGE Reunião com servidores CGE Reunião com servidores
CGE Reunião com...
CGE Reunião com servidores CGE Reunião com servidores
CGE Reunião com...
CGE Reunião com servidores CGE Reunião com servidores
CGE Reunião com...
CGE Reunião com servidores CGE Reunião com servidores
CGE Reunião com...
CGE Reunião com servidores CGE Reunião com servidores
CGE Reunião com...
CGE Reunião com servidores CGE Reunião com servidores
CGE Reunião com...
CGE Reunião com servidores CGE Reunião com servidores

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página