Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Papo Cabeça interdisciplinar
Início do conteúdo da página

Papo Cabeça interdisciplinar

Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2016, 10h05 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

“Mapa do Bem: Georreferenciamento e Cartografia Social de oito comunidades da região Metropolitana de Vitória”, esse foi o tema da 3ª edição do Papo Cabeça, realizado no dia 26 de outubro, no auditório de Cefor. Numa proposta interdisciplinar, as coordenadoras e professoras Lidiane Leite, Angélica Nogueira Tedesco, e as pesquisadoras externas Marly Rodrigues Gabriel e Sheila Cristina Nogueira, apresentaram as conquistas da iniciativa. De acordo com as pesquisadoras, o objetivo é a construção de uma plataforma colaborativa, informativa e digital acerca dos oito bairros do Território como estratégia de desenvolvimento econômico e cultural da região. O Mapa do Bem é um projeto de pesquisa e extensão tecnológica apoiado pelo CNPq e realizado com a Associação Ateliê de Ideias, no Território do Bem.

Através da cartografia social e ferramentas de geoprocessamento é possível identificar e registrar os pontos de referência de acesso e consumo cultural e gastronômico. A construção de uma plataforma para que as pessoas conheçam esses espaços, envolveu metodologicamente, quatro frentes de estudo que atuam conjuntamente: Geoprocessamento dos pontos gastronômicos e culturais; Etnografia: investigações sociais de cunho qualitativo; Comunicação: produção de conteúdos colaborativos e multimídia e Produção de uma plataforma digital e interativa.

Durante o projeto foram pesquisados 90 pontos culturais, 94 pontos gastronômicos e 78 pontos de referência. Como resultado foi desenvolvido o aplicativo Guia Gastronômico e Cultural do Território do Bem, primeiro produto com a base de dados do mapeamento. Os bairros contemplados na região Metropolitana são: São Benedito, Itararé, Jaburu, Bofim, Floresta, Engenharia, Consolação e Bairro da Penha.

 

Desenvolvimento do aplicativo

O LabTec é um grupo de pesquisa certificado pelo Ifes, o qual atua no campo das práticas e pesquisas das tecnologias sociais com foco na construção e experimentação CT&I produzidas nas interfaces do conhecimento científico e saber popular. A proposta é que as tecnologias sociais trabalhadas pelo Laboratório possam se apresentar como alternativas simples, autogestionadas, inovadoras e sustentáveis; e possam, também, contribuir para a democratização do acesso e do uso da CT&I e para a abertura de diálogo entre atores sociais diversos.

 

Foto 1: Equipe apresentou o projeto no Papo Cabeça: Esther Ortlieb Faria de Almeida, Lidiane Leite, Sheila Cristina Nogueira, Marly Rodrigues Gabriel

Papo cabeca 26 10 1

 

Foto 2: professora Angélica Nogueira de Souza Tedesco.

Papo cabeca 26 10

 

Foto 3: Professora Me. Lidiane Leite

Papo cabeca 26 10 3

registrado em:
Fim do conteúdo da página