Página inicial > Notícias > Professora do Cefor tem artigo premiado

Professora do Cefor tem artigo premiado

Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2016, 16h13 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

A professora Márcia G. de Oliveira do Centro de Referência em Formação e EaD (Cefor/Ifes), juntamente com o seu orientador de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Informática da Ufes, Elias Oliveira (Ufes) e seus alunos de iniciação científica também da Universidade, Leonardo Leal Reblin e Mateus Batista de Souza receberam o prêmio de melhor artigo do XXVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) – Trilha 4, evento integrante do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação, realizado entre os dias 24 e 27 de outubro, em Uberlândia, Minas Gerais.

Intitulado “Reconhecimento Automático de Representações de Rúbricas em Agrupamentos de Soluções de Exercícios de Programação”, o artigo tem o objetivo de apoiar o processo de avaliação de programação e para isso propôs uma estratégia baseada em técnicas de CLISTERING e de ANÁLISE DE COMPONENTES PRINCIPAIS(PCA) para reconhecer, a partir de soluções desenvolvidas por alunos, exemplos de soluções que representem, em um esquema de rubricas, os escores atribuídos por um professor. Os resultados dos experimentos em soluções reais de exercícios de programação indicaram que método revelado pela professora Márcia pode descobrir exemplos representativos de notas baixas, médias e altas em soluções de exercícios de programação demandando pouco esforço de avaliação de professores.

O Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) é um evento anual promovido pela Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e tem como objetivos divulgar a produção científica nacional nesta área e proporcionar um ambiente para a troca de experiências e ideias com empresários, profissionais, professores, estudantes e pesquisadores nacionais e estrangeiros. O SBIE é dirigido à comunidade de Informática na Educação e pesquisadores de áreas afins.

2016 10 Certificado CongressoCBIE Marcia