Página inicial > Notícias > Alunas do curso de Tecnologias Educacionais apresentam pesquisa Prefeitura da Serra

Publicado: Terça, 27 de Dezembro de 2016, 11h41 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

Alunas do curso de Tecnologias Educacionais, Noeme Nascimento Martins e Adenildes Temoteo de Vasco, sob a orientação das professoras Rutinelli da Penha Fávero e Fabiana Chagas de Andrade, apresentaram os resultados de suas monografias de conclusão de curso em evento da prefeitura de Serra. No dia 29 de novembro aconteceu a II Reunião de Trabalho com Pedagogos das Escolas Municipais com Laboratório de Informática na Educação (LIE) e no dia primeiro de dezembro numa realização da Gerência de Tecnologias Educacionais, da Secretaria Municipal de Educação de Serra.

O trabalho “Observatório da informática na educação no Estado do Espírito Santo: O uso da informática educativa em escolas do município da Serra” foi apresentado pela aluna Noeme Nascimento Martins, a qual ocupa o cargo de Professora de Assessoramento Pedagógico. A pesquisa faz parte do projeto de pesquisa de professores do Cefor, sob a coordenação da professora Rutinelli Fávero. Já a aluna Adenildes Temoteo de Vasco, professora da EMEF “Governador Carlos Lindemberg”, apresentou o trabalho “A aprendizagem das operações matemáticas no Ensino Fundamental de uma escola de Serra/ES com o uso de xadrez virtual e elemento de gamificação” sobre a orientação da professora Fabiana Chagas de Andrade.

Durante o evento foi possível apresentar e refletir sobre os resultados alcançados na pesquisa e realizar a troca de experiências entre os professores e pedagogos das escolas com LIE. Entre as discussões, ficou clara a importância das pesquisas realizadas na Secretaria de Educação e escolas municipais, e o retorno destas pesquisas investigativas junto às instituições/sujeitos envolvidos, o que contribui para repensar as práticas desenvolvidas nestas instituições; e a relevância do trabalho do Cefor/Ifes nas pesquisas com o objetivo de estruturar uma Política de Tecnologia Educacional no Espírito Santo por meio do ObservaIE entre outras iniciativas.

As alunas ainda deixaram os agradecimentos aos colegas de trabalho – professores da rede municipal de Serra que participaram da pesquisa; à Secretaria Municipal de Educação de Serra, em especial a gerente de Tecnologias Educacionais da Serra, Karla Capucho, ao diretor Marlos Barbatos, à pedagoga Benedita Nascimento e aos professores do Cefor.

Adenildes copy

Foto 1: Adenildes Temoteo de Vasco.

Noem

Foto 2: Noeme Nascimento Martins.

Professores IE

Foto 3: Formação de professores.

Formacao Pedagogos

Foto 4: Formação de pedagogos.