Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cefor disponibiliza nova versão do Ambiente Moodle
Início do conteúdo da página

Cefor disponibiliza nova versão do Ambiente Moodle

Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2017, 09h02 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40


Print Moodle

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor) já conta com a versão 3.1 do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle para utilização nos cursos a distância e presenciais e também para atividades administrativas do Ifes.

O Moodle é uma plataforma de aprendizagem que fornece a educadores e gestores ferramentas práticas e completas para produção de estruturas colaborativas de aprendizagem. Pode ser usado em todos os dispositivos, inclusive dispositivos móveis com o Moodle Mobile.

 

 

 

 

O que muda com a nova versão?

Na versão utilizada até o momento, a 1.9, havia três ambientes no Ifes: O Moodle oficial (para cursos a distância), o Moodle institucional (para cursos presenciais e atividades administrativas) e o Moodle produção (onde os professores dos cursos a distância elaboravam suas salas antes de disponibilizá-las no ambiente oficial). Na versão 3.1 há um único ambiente para tudo, integrado ao sistema acadêmico, que possui mais recursos, oferece mais segurança e promove mais funcionalidades na integração com o sistema acadêmico. Consequentemente, há maior automatização na criação das novas salas, que terão a possibilidade de serem criadas pelo próprio professor, com importação de notas do Moodle automáticas para o Q-Acadêmico, etc. Essa funcionalidade estará disponível, inclusive, para os cursos presenciais, que utilizam o Moodle como apoio.

Entre as melhorias da versão 3.1 do Moodle, algumas são:
1. Possibilidade de uso em diversos dispositivos móveis, como tablets e smartphones;
2. Webconferência diretamente dentro da plataforma, através do plugin MConf da RNP;
3. Aplicativo oficial para Android e iOS Moodle Mobile conectado à plataforma, em constante evolução;
4. Melhorias na interface gráfica, com aspecto mais limpo e modular;
5. Autenticação (login) a partir das credenciais de rede que o usuário possui em seu campus;
6. Novos recursos e novos tipos de atividades para o aprendizado.


Cronograma de mudanças:

Primeiro semestre de 2017 – para os cursos na modalidade EaD, as novas turmas usarão a versão 3.1 e, para as turmas em andamento que utilizam a versão 1.9, será mantida esta versão até a conclusão do curso. Para os cursos oferecidos na modalidade presencial, o uso da versão do Moodle será definido pelo coordenador do curso.

Segundo semestre de 2017 – para os cursos oferecidos na modalidade EaD serão mantidas as definições estabelecidas para o primeiro semestre. Para os cursos presenciais, somente haverá o uso da versão Moodle 3.1.


Suporte para o novo Moodle

Nesta nova versão, o suporte para acesso será feito pela Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE) de cada campus, pois o acesso é feito usando mesmo login e senha do Q-Academico que tem suporte na CAE. Quanto ao suporte a recursos ou havendo erros de sistema, este inicialmente será feito pelo Cefor: pela Coordenadoria Geral de Tecnologia da Informação – CGTI, no caso de erros do sistema ou pela Coordenadoria Geral de Tecnologias Educacionais – CGTE, no caso de dúvidas sobre recursos de salas do Moodle.


Outras informações

O Cefor está realizando oficinas e cursos de atualização para essa nova versão do Moodle, neste primeiro momento com prioridade para os cursos a distância que iniciam em 2017/1. As formações de professores e tutores já foram adaptadas para a nova versão.

  


Saiba mais:

Cefor Promove Palestra no Campus de Aracruz sobre Tecnologias Educacionais

registrado em:
Fim do conteúdo da página