Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Curso de Formação de Mediadores inicia esta semana
Início do conteúdo da página

Curso de Formação de Mediadores inicia esta semana

Publicado: Segunda, 20 de Fevereiro de 2017, 11h02 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

Começa no próximo dia 21, das 8h às 12h, o curso de extensão Formação para Mediadores dos Espaços Educativos de Vitória, conhecidos como Escolas da Educação, Ciência e Cultura. O curso será coordenado pelo CEFOR e é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Os encontros ocorrerão nas seguintes localidades: Parque da Fonte Grande, no Planetário de Vitória, na Escolas da Física (no Parque Moscoso), na Praça da Ciência (na Praia de Camburi) e na Escola de Biologia e História (próxima ao Tancredão).

O público-alvo é formado por mediadores que atuam hoje nos espaços, mas a ação visa também, de maneira dialógica, envolver os coordenadores de projetos ali desenvolvidos e pesquisadores do EDUCIMAT (Programa de Pós-graduação em Educação Ciência e Matemática) que abordam as possibilidades educativas dos mesmos. O curso é composto de seis estações temáticas, percorridas em formato de oficinas. A aula inaugural será realizada no Parque da Fonte Grande, cuja oficina se intitula “Um olhar sobre a cidade: suas belezas e contradições”. A segunda aula acontecerá no dia 22/02, no Planetário de Vitória: Histórico da Rota do Conhecimento de Vitória.

Segundo Graça Lobino e Livia Scheiner, coordenadoras do projeto, a iniciativa visa propiciar aos participantes um conhecimento do território da capital concebido na perspectiva da totalidade, já que, no seu conjunto, os espaços educativos abordados constituem uma “rota do conhecimento”, que permite ao visitante vivenciar a problemática urbana nos seus vários aspectos: histórico-cultural, ambiental e social. Outro objetivo da formação é o de levar os cursistas a construir conexões entre a cidade e os acervos dos espaços que, por meio de diferentes experiências com o conhecimento, estimulam a curiosidade científica, aliada ao senso de pertencimento e à identidade local. “Estamos potencializando os espaços públicos que a cidade possui, tanto para os munícipes, quanto para as escolas, as faculdades que estão formando profissionais, os turistas e tentando estabelecer uma relação entre eles no sentido de olhar, sentir e de ver a cidade nessa perspectiva”, contou Graça.

 

Oficinas continuam nos dias 03, 06 e 11 de Março

Já nos dias 03, 06 e 11 de março, as oficinas serão realizadas na Escola da Ciência – Física, na Praça da Ciência e na Escola da Ciência - Biologia e História no Tancredão, no mesmo horário das anteriores. Em cada um dos espaços, professores do Ifes que coordenam Projetos de Extensão ali desenvolvidos, juntamente com os coordenadores da Prefeitura Municipal de Vitória e com os bolsistas inscritos nos projetos, apresentarão os respectivos espaços aos demais participantes, bem como sua relação com a cidade.

Um dos oficineiros será Marco Junio de Faria Godinho, membro da Associação Astronômica Galileu Galilei (AAGG), entidade da sociedade civil que contribuiu na concepção e construção da rota do conhecimento de Vitória, ainda nos anos 1980.

A metodologia desenvolvida dialoga com o Projeto de Extensão “Alfabetização Científica e Sustentabilidade, desenvolvido entre 2013 e 2016, num convênio Ifes/PMV. A formação é uma das ações previstas no âmbito do desenvolvimento do projeto do Museu da Fábrica de Ideias, também em parceria com a PMV, já que o mesmo virá a enriquecer a rota do conhecimento.

 

Sobre o projeto “Alfabetização científica e sustentabilidade” consulte a página no facebook: https://www.facebook.com/educadoressocioambientais/?fref=ts

 

Parque estadual da Fonte Grande

noticia FonteGrande

Fonte: http://blogdestinoes.com.br/fonte-grande

 

Planetário de Vitória (Ufes)

noticia Planetário

Fonte: https://www.facebook.com/planetariodevitoriaufes/

 

Praça da Ciência (Camburi)

noticia Praca da ciencia

Fonte: http://www.terracapixaba.com/2010/04/praca-da-ciencia-vitoria.html

 

Escola da Ciência - Biologia e História                           Escola da Ciência - Física (Parque Moscoso)

noticia biologia hitoria fisica

Fonte: http://capixabaquersairdecasa.blogspot.com.br        Fonte: http://escoladacienciafisica.blogspot.com.br

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página