Página inicial > Notícias > Cefor lança o primeiro ebook acessível

Cefor lança o primeiro ebook acessível

Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 13h44 | Última atualização em Quinta, 10 de Agosto de 2017, 08h49

Incluir é possível: desmitificando barreiras no processo de ensino-aprendizagem”, este é o título do primeiro ebook acessível produzido pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor). Organizado pelas professoras Danielli Sondermann, Andreia Lins e Yvina Baldo, o livro é uma produção e divulgação do Grupo de Pesquisa e Estudos em Design Educacional e Inclusão (Gedi) e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat).

O livro foi escrito pelas organizadoras e conta com a participação de Aliana Simões, Aline Xavier, Andréia Cáo, Andressa Koehler, Giovana Munari, Juliana Cassaro e Ana Carolina Frizzera. O resultado dos estudos realizados pelo grupo culminou com a organizaçao de cinco capítulos que trazem questões importantes para a prática e a reflexão docente sobre o processo de inclusão escolar.

A obra foi projetada para atender às recomendações de acessibilidade do Consórcio World Wide Web (W3C). E, para que o público tenha a experiência de leitura com um material planejado para ser acessível e não apenas adaptado, o livro foi produzido em formato ePub, um formato livre e aberto de arquivo digital específico para ebook.

O formato ePub permite um conteúdo fluido, o que significa que a tela de texto pode ser otimizada de acordo com o dispositivo usado para leitura. Dependendo do tipo de software/aplicativo usado, é possível alterar a luminosidade, o tipo e tamanho da fonte, além de aumentar o contraste de cores para a leitura. Também é possível incluir recursos multimídias como vídeos, imagens e áudios.

Um ponto de destaque é o fato de que as imagens estão acessíveis. Todas foram audiodescritas por Ana Carolina Frizzera, Andressa Koehler e Giovana Munari e validadas pelas consultoras Arneida Boniatti, Fernanda Basílio e Marcela Cavalieri. O modo de visualização dessas audiodescrições dependerá do aplicativo/software/equipamento que leitor estiver utilizando.

O prefácio do ebook teve a participação do professor Doutor em Educação Edmar Reis Thiengo, o qual faz parte Programa Educimat e participa do Grupo de Pesquisas Educação Matemática, História e Diversidades, desenvolvendo pesquisas relevantes na área de Educação e Diversidade, analisando e discutindo as políticas e práticas relacionadas a alunos público-alvo da Educação Especial, ou seja, aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação.

O lançamento oficial do ebook “Incluir é possível: desmitificando barreiras no processo de ensino-aprendizagem”, será na abertura do IV Concefor, dia 10 de agosto, nesta sexta-feira, às 20h30min, no Cefor.

Bannersite site interno livro GEDI2

Com o objetivo de ampliar o acesso ao ebook “Incluir é possível: desmitificando barreiras no processo de ensino-aprendizagem”, conheça algumas sugestões de aplicativos para a leitura:

Para computadores com o sistema operacional Windows

Windows 10
Não é necessário fazer nenhuma instalação. O Microsoft Edge, navegador padrão já instalado no Windows, suporta a leitura de epubs nativamente.

Windows 8.1, 8, 7
Adobe Digital Editions - Um programa gratuito, da Adobe e usado para leitura de livros digitais.

Caso você não queira instalar um programa no seu computador, você pode instalar a Extensão Readium para Google Chrome

Para computadores ou smartphones com o sistema operacional iOS
Não é necessário fazer nenhuma instalação. O iBooks, já instalado suporta a leitura de epubs nativamente.

Para smartphones com Android
Utilize o aplicativo Google Play Livros ou o Aldiko