Página inicial > Notícias > Nota 4 para o Educimat na Avaliação Quadrienal da CAPES

Nota 4 para o Educimat na Avaliação Quadrienal da CAPES

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2017, 13h36 | Última atualização em Sexta, 22 de Setembro de 2017, 14h22

A avaliação quadrienal dos programas de pós-graduação stricto sensu é gerada em função da avaliação do projeto de pós-graduação em execução, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e impacto social.

O Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), da modalidade Mestrado Profissional, conquistou nota 4 na avaliação quadrienal da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes). Este mestrado faz parte da área de Ensino, Área 46 da Capes, e desenvolver estudos sobre as práticas pedagógicas, formação de professores, espaços de educação não formal, diversidade, tecnologias educacionais e recursos didáticos no contexto da educação em ciências e matemática.

Uma das principais características dos programas profissionais é o desenvolvimento de projetos de pesquisa articulados à extensão, com o desenvolvimento de um produto educacional como fruto desta pesquisa. De acordo com a Profa. Dra. Danielli Sondermann, coordenadora administrativa do Educimat, [...] “no programa, cada aluno que defende sua dissertação e apresenta o produto educacional desenvolvido ao longo da pesquisa, este fica disponível na página do Educimat com acesso livre, permitindo que os profissionais da educação conheçam outras possiblidades de intervenções e práticas pedagógicas a serem aplicadas nos espaços escolares”.

Educimat em números

O programa Educimat iniciou suas atividades em 2011 e hoje conta com 28 docentes credenciados, com sede no Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cefor) do Ifes. Vale citar que até momento há mais de 130 dissertações defendidas e respectivos produtos educacionais disponibilizados no site do Educimat. O programa teve entrada de sete turmas até 2016, com alunos de todas as regiões do estado do Espírito Santo, Norte do Rio de Janeiro, Sul da Bahia e fronteiras do estado de Minas Gerais. Segundo o Prof. Dr. Alex, [...] “nos últimos três anos, o programa tem tido uma média de mais de 300 candidatos nos processos seletivos. Em 2017, o programa Educimat recebeu duas novas turmas para atender esta demanda”.

Investimentos, Apoios e Intercâmbios

Nos anos de 2012 a 2015, o Educimat investiu, com apoio do Ifes, no desenvolvimento de projetos de pesquisa e realização de estágios de pós-doutoramento. Segundo o prof. Dr. Sidnei Quezada, [...] “a realização de intercâmbios com instituições nacionais e estrangeiras foi fundamental para elevação da produtividade bibliográfica e técnica dos professores do Programa. Houve uma participação maciça em eventos com apresentação de trabalhos completos que desdobraram em artigos científicos, o que somou divisas para o programa e para o Ifes”. Cabe citar que o programa de pós-graduação tem a participação de alguns membros de campi do Ifes além do Cefor, em especial o campus Vitória e Vila Velha, e, também, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Vale lembrar que o apoio concedido pelas agências de fomento, sobretudo o CNPq e Fapes, e os programas de apoio à pesquisa do Ifes foram fundamentais para o atendimento dos itens de internacionalização, realização de estágio de pós-doutoramento, e participação de eventos nacionais e internacionais, o que contribuiu no alto índice da produtividade intelectual.

No caso dos programas contendo somente curso de mestrado, a nota varia de 3 (regular), 4 (bom) a 5 (muito bom). Quando o programa contém curso de doutorado, a nota varia de 4 a 7. Quando o programa de pós-graduação recebe a nota 4, pode solicitar o projeto de doutorado. O Educimat teve vários itens da avaliação com o conceito 5.

O Programa Educimat

Ano 2011 – 2013
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Rony Cláudio de Freitas

Ano 2013 – 2014
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Antonio Henrique Pinto

Ano 2015 – 2016
Vice-Coordenador: Prof. Dr. Alex Jordane de Oliveira

Ano 2017 – 2018
Coordenador: Prof. Dr. Alex Jordane de Oliveira
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Danielli Sondermann

Equipe:
Alessandro Poleto Oliveira – secretário acadêmico
Anna Christina Alcoforado Côrrea – assessora pedagógica
Juliano Silva Gomes - estagiário

Corpo Docente (atual):
Alex Jordane de Oliveira, D.Ed.
Antonio Donizetti Sgarbi, D.Ed.
Antônio Henrique Pinto, D.Ed.
Athelson Stefanon Bittencourt, D.Sc.
Carlos Roberto Pires Campos, D.Sc.
Danielli Veiga Carneiro Sondermann, D.Ed.
Dilza Côco, D.Ed.
Edmar Reis Thiengo, D.Ed.
Eduardo Augusto Moscon Oliveira, D.Ed.
Hélio Rosetti Júnior, D.Sc.
Isaura Alcina Martins Nobre, D.Ed.
Ligia Arantes Sad, D.Ed.
Luciano Lessa Lorenzoni, D.Sc.
Manuella Villar Amado, D.Sc.
Marco Antônio Barbosa Braga, D.Sc.
Maria Alice Veiga Ferreira de Souza, D.Ed.
Maria Auxiliadora Vilela Paiva, D.Sc.
Maria das Graças Ferreira Lobino, D.Ed.
Michele Waltz Comarú, D.Sc.
Mirian do Amaral Jonis Silva, D.Ed.
Oscar Luiz Teixeira Rezende, D.Sc.
Priscila de Souza Chisté Leite, D.Ed.
Rodolfo Chaves, D.Ed.
Rony Claúdio de Oliveira Freiras, D.Ed.
Sandra Aparecida Fraga da Silva, D.Ed.
Sidnei Quezada Meireles Leite, D.Sc.
Vanessa Battestin Nunes, D.Ed.
Vilma Reis Terra, D.Sc.

Site do Programa: http://educimat.ifes.edu.br/