Página inicial > Notícias > Representantes do Cefor participam da solenidade de 10 anos da Rede e-Tec Brasil

Publicado: Quarta, 29 de Novembro de 2017, 16h06 | Última atualização em Quarta, 29 de Novembro de 2017, 16h06

Durante a 41ª Reunião dos Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (Reditec 2017), foi comemorado o aniversário de 10 anos da Rede e-Tec Brasil. A solenidade aconteceu no dia 21 de novembro, no Centro de Convenções da Paraíba, em João Pessoa, e contou com a presença da diretora Cefor, Vanessa Battestin; o reitor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Jadir Pela; o ex-reitor, Denio Rebello Arantes; e a coordenadora Geral da Rede e-TEC Brasil no Ifes e vice-presidente do Fórum Nacional de Coordenadores da Rede e-Tec Brasil (FNETEC), a professora do Cefor Mariana Biancucci.

Essa comemoração foi idealizada por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, o Fórum Nacional de Coordenadores da Rede e-Tec Brasil (FNETEC) e as comissões organizadoras da Reditec - Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Havia cerca de 70 gestores da Rede e-Tec de todo o país, além de diversos dirigentes dos Institutos Federais e das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais.

A cerimônia contou com os discursos do Diretor de Articulação e Expansão de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Geraldo Andrade; do Coordenador da Câmara de Extensão do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Wyllys Farkatt Tabosa; do Presidente do Conselho dos Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais (Condetuf), Antônio Cezar Pereira Calil; do Presidente do Fórum Nacional de Coordenadores Gerais da Rede e-Tec Brasil, Ivan Max Freire de Lacerda; e da Coordenadora-Geral de Educação Profissional e Tecnológica a Distância e Tecnologia Educacionais, Maria das Graças Costa Nery.

Os Coordenadores da Rede e-Tec também puderam participar, a convite do Diretor de Educação à Distância do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Francisco Lima, das palestras, oficinas e mesas redondas do II Encontro de Educação a Distância (EEAD), outro evento paralelo à Reditec.
O IFPB realizou outros eventos acadêmicos abertos ao público, como o II Simpósio de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (Simpif), o IV Seminário de Inovação Tecnológica (Sintif), a III Competição de Robótica e a Mostra de Extensão e Cultura.

foto 1

Construção de proposta para um novo modelo de financiamento dos cursos da Rede e-Tec

No dia 20 de novembro, um Grupo de Trabalho formado por Coordenadores Gerais da Rede e-Tec reuniu-se na Reitoria do IFPB para construção e consolidação de proposta para um novo modelo de financiamento dos cursos da Rede e-Tec. De acordo com a coordenadora geral Rede e-TEC Brasil, Mariana Biancucci, “o documento propõe o retorno à ação orçamentária original da Rede, considerando que esta foi pensada especificamente para atender às particularidades da educação profissional e tecnológica a distância”.

Biancucci ressalta que “também foram discutidos os aspectos relacionados ao repasse de recursos e à garantia de descentralização tanto de custeio, quanto de capital. Na proposta, estão definidas, ainda, as ações financiáveis, as funções e os valores das bolsas. O Fórum Nacional de Coordenadores Gerais da Rede e-Tec (FNETEC) está articulando uma oportunidade para apresentar o documento ao MEC.”

gt