Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Campanha Mulheres na Ciência encerra o mês de março
Início do conteúdo da página

Campanha Mulheres na Ciência encerra o mês de março

Publicado: Terça, 26 de Março de 2019, 14h11 | Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2019, 08h59

Ser pesquisador no Brasil não é uma tarefa fácil. Imagine, então, ser pesquisador e mulher?   Há cerca de 3,7 bilhões de mulheres no mundo, 49,5% da população do planeta, e, de acordo com a Unesco, no campo da ciência elas não passam de 28%,. Refletindo sobre esse contexto, a desigualdade de gênero na pesquisa, o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Ifes (Cefor - Ifes) encerra o mês de março com a campanha Mulheres na Ciência.

A iniciativa se deve ao fato de o Cefor quebrar esse paradigma e contar com um corpo docente majoritariamente feminino. São professoras pesquisadoras, com títulos de mestres e doutoras, nas áreas de Ciência, Matemática, Letras, Educação e Ciência da Computação. O Cefor é um centro de inovação e criatividade para a educação e tem como foco a formação inicial e continuada de professores e técnicos administrativos da educação, um espaço que possibilita às pesquisadoras atuarem na formação de professores e novos cientistas, além de desenvolverem novas práticas pedagógicas, metodológicas e tecnológicas, impactando positivamente na educação do Espírito Santo de outros Estados brasileiros e na vida das pessoas.

É importante apresentar, ainda, mais um dado que faz parte da vida das mulheres cientistas: a maternidade impacta na produtividade. Um levantamento de 2004 relativo às bolsas de produtividade do Cnpq mostrou que havia um total de 283 bolsistas homens para o equivalente a 23 mulheres,. O motivo principal para um número tão baixo é a maternidade, ou seja, as mulheres apresentam queda significativa na produtividade na faixa dos 40 anos, quando geralmente se dedicam a cuidar dos filhos. E, ao voltar à vida científica, ficam para trás em relação aos colegas.

Porém, nesse aspecto o Cefor também vai contra maré, visto que o Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância tem a maior produção do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). dados mostram que as pesquisadoras tiveram 187 publicações, entre artigos em periódicos e anais de eventos, capítulos de livros, livros e uma patente, nos anos 2017 e 2018. Vale ressaltar, também, que elas assumem vários papéis simultaneamente: 95% são mães, esposas e avós. Ou seja, as mulheres podem ser o que quiserem.

No propósito de valorizar as mulheres pesquisadoras do Cefor e incentivar muitas outras a investir na carreira acadêmica, apresentaremos durante esta semana seis pesquisadoras e suas contribuições para a ciência, a educação e a sociedade.

 Acompanhem na nossa página do facebook: https://www.facebook.com/CeforIfes/

registrado em:
Fim do conteúdo da página