Página inicial > Notícias > Professora do Cefor participa no Seminário Nacional da UniRede em Brasília

Professora do Cefor participa no Seminário Nacional da UniRede em Brasília

Publicado: Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h54 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h54

Vanessa Battestin, representando o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), marcou presença no evento realizado entre os dias 04 e 06 de junho, na Universidade de Brasília.

A professora e ex-diretora do Centro de Referências em Formação e em Educação a distância (Cefor) Vanessa Battestin esteve presente no Seminário Nacional da UniRede no início desse mês, cujo tema abordado foi “Políticas para o desenvolvimento científico e tecnológico de instituições públicas que atuam com educação aberta e a distância”. As discussões realizadas no evento são oriundas de debates e experiências realizadas em eventos da UniRede, que acontecem em todas as regiões brasileiras, tais como os eventos de promoção de EaD e outros encontros de Educação a Distância.

O objetivo dessa edição do evento foi promover, incentivar, divulgar e proporcionar discussões sobre a Educação a Distância entre as IPES associadas a UniRede e contribuir para o desenvolvimento político, científico e tecnológico da Educação no Brasil com ênfase no ensino híbrido ou mediado pelas Tecnologias da Comunicação e da Informação (TICs) e nas modalidades e práticas de Educação Aberta e a Distância.

Durante o Seminário mesas redondas aconteceram, e Battestin que faz parte do Grupo de Trabalho (GT) do Conif, representando a Câmara de Ensino do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF), participou da mesa intitulada “Experiências, desafios e dificuldades para a institucionalização da EaD no setor público brasileiro”. Também estiveram presentes representantes das Universidades Federais e Estaduais.

Ainda em Brasília, Battestin coordenou as reuniões do GT de institucionalização do Conif, que ocorreram no Instituto Federal de Brasília.

201906 Vanessa Brasilia Mesa no seminario 2

Foto 1: Mesa redenda com o tema "Experiências, desafios e dificuldades para a institucionalização da EaD no setor público brasileiro".

201906 Vanessa Brasilia GTInstitucionalizacao 1

Foto 2: reunião do GT de institucionalização do Conif.

Battestin participa em audiência pública na Câmara dos Deputados sobre Políticas para a Educação a Distância no país

Além da participação no Seminário Nacional da Unirede, a professora Vanessa Battestin participou no dia 06 de junho na audiência pública na Câmara dos Deputados sobre Políticas para a Educação a Distância no país, a qual fez parte da programação do Seminário Nacional UniRede.

Na pauta, diversas abordagens sobre o tema foram debatidas com deputados, representantes de instituições de ensino e da sociedade civil. As discussões giraram em torno da EaD nos níveis de graduação, pós-graduação e extensão.

201906 Vanessa Brasilia 4

201906 Vanessa Brasilia 5