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Comissão de Recredenciamento da Educação a Distância

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 21h58 | Última atualização em Sexta, 20 de Setembro de 2019, 10h50

ConceitoMaximo Dia3

Em 20 de Junho de 2016, a Portaria Nº 1658 instituiu a comissão responsável pelo processo de recredenciamento da EaD do Ifes, desde então, até a conclusão do processo que culminou com a avaliação in loco pelos avaliadores do MEC nos dias 27, 28 e 29 de Maio de 2019, foram três anos de dedicação, com o objetivo de reunir e organizar todos os documentos que comprovassem as ações relacionadas à oferta de cursos na modalidade EaD no Ifes.

A comissão conduziu as ações por meio de inúmeras reuniões, e-mails, memorandos e horas de trabalho, solicitando a todos os setores envolvidos, não só do Cefor, mas de todos os campi ofertantes de cursos nessa modalidade, assim como dos polos de apoio presencial e das Pró-reitorias, os documentos comprobatórios para o atendimento aos requisitos do instrumento de avaliação do Ministério da Educação (MEC), objetivando o recredenciamento. Ao longo dos três anos de organização, a comissão passou por diferentes desafios, como rever todos os documentos que foram norteados pelos Eixos do Instrumento, os quais foram alterados no final 2017 pelo MEC. Além disso, era necessário manter as informações dos cursos e dos professores constantemente atualizadas, diante à rotatividade do corpo docente.

O volume de dados apurados pela comissão chegou a um número considerável. Culminando com 19.393 arquivos divididos em 4.016 pastas, num total de 24.1 GB de informações. Estas pastas  foram enumeradas de acordo com cada Eixo do Instrumento de avaliação e, com o objetivo de proporcionar mais autonomia aos avaliadores, a comissão elaborou um manual de consulta aos documentos comprobatórios.

De acordo com a bibliotecária Viviane Bessa, Presidente da Comissão de Recredenciamento e que esteve envolvida no processo desde 2016, durante os três dias de avaliação, todas as ações ocorreram de forma objetiva e os avaliadores consideraram positivamente a organização e forma de apresentação dos documentos. “É a qualidade de um trabalho feito a muitas mãos, desde o Cead até a criação do Cefor, que contou com o empenho desta comissão que desde o início até o último dia trabalhou com afinco e competência”, disse.

 

Pessoas que trabalharam na comissão de recredenciamento conforme nomeação em portarias:
- Viviane Bessa Lopes Alvarenga (Presidente da comissão, desde o início)
- Vanessa Battestin Nunes (desde o início)
- Jaqueline Maissiat (desde o início)
- José Mário Costa Junior
- Dulciléia Marchesi Costa
- Glaucinei Pizzol
- Aldieris Braz Amorim Caprini
- Luciano Rodrigues Valin
- Maria Auxiliadora Vilela Paiva,

Pessoas ativamente envolvidas não nomeadas em portarias:
- Nayane Viale Vargas (prestadora de serviço)
- Larissy Alves Cotonhoto
- Yvina Pavan Baldo
- Mariana Biancucci Apolinário Barbosa
- Mariella Berger Andrade

 

Saiba mais:

A Educação a Distância no Ifes - publicado em 16 de setembro de 2019

Critérios para o Recredencimento da Educação a Distância - publicado em 17 de setembro de 2019

O impacto da Educação a Distância do Ifes na vida das pessoas - publicado em 19 de setembro de 2019

Cefor conquista conceito máximo no recredenciamento do Inep/Mec - 2019 - publicado em 20 de setembro de 2019

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