Página inicial > Notícias > Plataforma Cursos Abertos do Ifes alcança 10 mil inscritos

Plataforma Cursos Abertos do Ifes alcança 10 mil inscritos

Publicado: Quarta, 13 de Maio de 2020, 16h47 | Última atualização em Quarta, 13 de Maio de 2020, 16h48

Em apenas 6 meses, os Cursos MOOC tiveram 10 mil inscrições.

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) comemora o alcance de 10 mil inscritos nos nove cursos disponibilizados na plataforma de Cursos Abertos do Ifes, em formato MOOC (do inglês Massive Open Online Courses). Totalmente online, os MOOC possuem curta duração, são ofertados de forma contínua, não possuem processo seletivo, são realizados sem tutoria e possuem certificação automática.

Além disso, esses cursos possuem temas diversificados para melhor atender o público, abordando assuntos como “Google Drive: Colaboração na prática”, “Uso Educacional do Canva” e "Programação basica: Scratch", entre outros. Logo, o termo evasão não faz sentido para quem realiza esse tipo de estudo, pois é possível acessá-los na hora, no dia e no lugar mais confortável para o estudante.

O Ifes já foi reconhecido pelo Ministério da Educação (Mec) pela qualidade de ensino em plataformas digitais, alcançando Conceito Máximo na avaliação dos cursos EaD. O Brasil está, atualmente, entre os cinco países que lideram o setor de cursos a distância no mundo, juntamente com a Índia, Coreia do Sul, Austrália e Estados Unidos. No País, existem outras instituições renomadas de ensino a distância como o Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senac), Fundação Getúlio Vargas (FGV), Pontifícia Universidade Católica (PUC), entre outras. Os alunos dessas organizações destacam vários benefícios em fazer cursos on-line, principalmente, a flexibilidade de horário, pois, no mundo atual, as pessoas têm que dar conta de casa, trabalho, estudos e ter essa liberdade que um curso totalmente on-line oferece, só traz benefícios.