Página inicial > Notícias > Cefor/Ifes está participando da construção de E-books do Grupo de Trabalho sobre EaD do Conif

Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2020, 09h11 | Última atualização em Sexta, 19 de Junho de 2020, 09h15

O Centro de Referência em Educação a Distância – (Cefor) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), está participando ativamente da construção de e-books do Grupo de Trabalho “Educação a Distância (GT de EaD)” dentro do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Os materiais serão utilizados em âmbito nacional, por toda rede federal e estão disponibilizados no Repositório ProEdu.

Até o momento, o Cefor/Ifes participou da elaboração de três livros e futuramente participará de mais produções. Os livros eletrônicos são destinados para todas instituições da Rede Federal de EPT (Educação Profissional e Tecnológica) que são os Institutos Federais, Cefets e Colégio Pedro II, assim como outras instituições que atuem ou desejem atuar com EaD.

É importante destacar que o Cefor/Ifes participa de debates sobre EaD desde o ano de 2010, participando ativamente de todo processo. A professora Vanessa Battestin destaca que: “Os resultados consolidados nesses e-books foram frutos de discussões dos grupos de trabalhos de EaD do Conif e posteriores aprovações por seu pleno. Contudo, uma vez que os trabalhos relativos à EaD na Rede Federal de EPT estão em contínuo avanço, optou-se pela elaboração de e-books de diretrizes em módulos".

Os três livros digitais disponibilizados versam sobre Diretrizes para a Educação a Distância e são divididos em: Módulo de Legislação, Estrutural e Histórico. O 1º livro fala sobre o Módulo Histórico destacando a relevância dos trabalhos já realizados pela Rede no que tange à EaD e a importância de que todas as instituições tenham conhecimento dos caminhos trilhados, dos problemas ocorridos e dos resultados alcançados. Já o 2º livro, (Módulo Estrutural), contém os principais resultados do trabalho realizado pelo GT de EaD do FDE/Conif de 2016/2017, aprovados pelo Conif, e que têm servido de base no processo de institucionalização da EaD na Rede, especialmente no que se refere à estruturação e à definição de normas internas. Também tem sido usado como uma linguagem base para os diálogos dentro e fora da Rede Federal. E, assim, estruturante para os trabalhos que se seguiram e se seguem até o presente momento. O 3º livro, que aborda o Módulo de Legislações, colabora com o processo de institucionalização da EaD a partir da compreensão dos seus dispositivos legais, sendo elaborado com o propósito de disponibilizar o extrato dessa análise em apoio ao fortalecimento da EaD na Rede Federal.

Vale ressaltar que na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, diversas ações têm sido realizadas por meio de grupos de trabalho internos do Conif ou em outros órgãos, como na Setec, Capes e Sesu, e o GT de EaD do Conif tem sempre participado. Tais GT’s têm como objetivo elaborar definições unificadas que possam dar suporte à implantação da EaD nas instituições, preservadas suas especificidades, por meio de um trabalho em rede, de forma participativa e colaborativa. Entretanto, muitos dos resultados dos trabalhos dos GT’s encontram-se distribuídos de forma difusa e esses e-books querem juntar os trabalhos que já foram realizados para se ter uma base cada vez mais sólida para a discussão da EaD no Brasil. Os livros podem ser acessados nos links abaixo:

Módulo Histórico

Módulo Estrutural