Página inicial > Notícias > Cefor - Ifes continua trabalhando para promover educação pública, gratuita e de qualidade durante a pandemia de Covid-19

Publicado: Terça, 14 de Julho de 2020, 10h55 | Última atualização em Terça, 14 de Julho de 2020, 21h45

As ações são contínuas e estão voltadas para o aperfeiçoamento de servidores e bem-estar dos alunos e comunidade em geral

O Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância – Cefor do Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes tem realizado várias e diferenciadas ações desde que o Comitê de Crise do Ifes determinou a suspensão das atividades acadêmicas presenciais, na segunda quinzena de março. O Cefor - Ifes acredita na educação pública, gratuita e de qualidade, por isso não deixou de trabalhar durante todo este tempo em ações cuja realização visa ao aprimoramento dos servidores, dos alunos e da comunidade em geral, as quais são destacadas a seguir.

Apoio ao discente

Por entender a necessidade da comunidade acadêmica, o Cefor emprestou alguns notebooks para serem utilizados por seus alunos durante este período. Além disso, está sendo oferecido o auxílio internet para alunos do Curso Técnico em Multimeios Didáticos, por meio da Portaria nº 1182, de 1 de junho de 2020.

Também, alunos surdos matriculados nos cursos do Cefor estão tendo acompanhamento individual, além de poderem contar com todo apoio necessário para a realização das atividades acadêmicas. Houve, também, o lançamento do Edital de Assistência Estudantil para os alunos do Curso Técnico em Multimeios Didáticos, que contempla, entre outras coisas, o auxílio de internet no valor de R$ 100,00.

Cursos MOOC

Estão sendo disponibilizados 11 cursos no formato MOOC (do inglês Massive Open Online Courses), os quais visam a auxiliar os professores em suas Atividades Pedagógicas não Presenciais – APNP e que, também, são abertos para toda a comunidade em geral.

Os cursos no formato MOOC estão disponíveis na Plataforma de Cursos Abertos do Ifes. São eles:

Importante ressaltar que os MOOC são cursos abertos, massivos e totalmente on-line. Em breve mais cursos serão lançados e disponibilizados para o acesso de todos.

Workdays

Também estão sendo realizadas formações no modelo Workdays, que são encontros para capacitação dos professores e profissionais da educação sobre variados assuntos. Durante o mês de maio e junho, os debates aconteceram em torno das seguintes temáticas:

• Moodle Básico
  • Dominando a Webconferência
  • Salas Virtuais: 10 dicas práticas
  • Avaliação para além do questionário
  • Direito Autoral e Plágio
  • EaD e Tecnologias

Ao longo do mês de julho, esses encontros continuam acontecendo e os temas enfocados são:

• Design Universal para Aprendizagem
  • Limites do Direito Autoral e a Transferência de Direitos
  • Questionários do Moodle: Quando? Onde? Como? Por que?
  • Salas Virtuais: + 10 Dicas Práticas
  • Ensino Híbrido: o futuro da educação

Esses encontros de formação constituem momentos importantes para a capacitação de docentes e profissionais da educação, pois possibilita que esses possam esclarecer diversas dúvidas sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, bem como Plágio, Educação a Distância, Ensino Híbrido, dentre outros. Para ter acesso aos Workdays, acesse o Canal do Cefor no Youtube.

Cursos FIC (Formação Inicial Continuada)

O Cefor – Ifes também ofereceu no primeiro semestre 6 Cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), sendo 2 deles de extensão:

• Orientador de Trabalho de Conclusão Final
  • Tutores para EaD
  • Acessibilidade e tecnologia
  • Mediadores Pedagógicos para a EaD
  • Jogos e Inclusão
  • Para Incluir: formação de profissionais da educação básica para inclusão
  • Os últimos dois cursos foram FIC de extensão. A previsão é que novas turmas de cursos FIC sejam abertas no mês de agosto

Apoio ao Docente

Cada curso do Cefor possui um projeto gráfico único, alinhado ao projeto pedagógico, de modo a tornar o layout do AVA mais interessante para o aluno da modalidade a distância. Aliado a isso, o Cefor – Ifes também desenvolveu um layout padrão para as salas do Moodle, tendo em vista que estas sejam utilizadas por todos os campi com o objetivo de tornar o Moodle mais acessível e aprazível para os alunos de todos os cursos da modalidade presencial. Essa preocupação estende-se aos alunos dos cursos na modalidade presencial durante as Atividades Pedagógicas Não Presenciais - APNP!

Drops EaD

O Cefor também desenvolveu a campanha Drops EaD para as redes sociais. Diariamente, de modo rápido e descomplicado, simulando uma conversa no Whatsapp, são publicadas dicas para quem tem pouca experiência na modalidade a distância.

A equipe do Cefor vem trabalhando diária e continuamente realizando ações que beneficiam alunos, servidores e comunidade em geral, bem como também buscando auxiliar a EaD do Ifes como um todo.