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Perguntas Frequentes

FAQs - [PARA PROFESSORES] Práticas em EaD - Planejamento e Mediação

A mediação pedagógica na EaD on-line é realizada por meio do Ambiente Virtual e com apoio das tecnologias digitais.  Esse contexto exige algumas adaptações na ação docente e a mobilização de saberes específicos para a comunicação e acompanhamento do processo de aprendizagem por meio virtual, sendo muito importante para isso, a realização de formações específicas e de maneira continuada.

Para iniciar as reflexões neste momento, indica-se a videoaula "Dimensões do Processo de Mediação em EaD", do curso FIC - Formação de Mediadores Pedagógicos em EaD do Ifes-Cefor. Nela estão elencadas algumas dimensões que devem ser consideradas pelo docente ao atuar nessa modalidade.

O Mapa de Atividades é um recurso desenvolvido pelo Cefor para auxiliar no processo de planejamento dos cursos EaD do Ifes. Para ter acesso ao arquivo modelo e entender como utilizá-lo, disponibilizamos o artigo O que é mapa de atividades? Como preencher? e o videotutorial Mapa de Atividades.

Antes de começar um curso no Moodle, existe todo um planejamento e várias configurações que são realizadas na sala da disciplina pelo professor.

Para auxiliar neste fechamento, disponibilizamos um checklist para orientar no que você não pode esquecer de verificar antes de começar a sua disciplina: Tutorial Checklist básico para inicio de curso no Moodle.

Disponibilizamos, a seguir, um tutorial que apresenta de forma objetiva a relação das ferramentas do Moodle com alguns objetivos educacionais, facilitando o trabalho do professor durante o planejamento de sua disciplina: Guia de ferramentas do Moodle para Professores.

Sim, Professor, nós preparamos esse material para você! Já está disponível um conjunto de peças gráficas para configuração das salas virtuais do Moodle: o Padrão Visual Campi IFES. O acesso aos arquivos e todas as orientações para usá-los estão na Base de Conhecimento, basta clicar aqui.

O Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE do Campus Santa Teresa elaborou um manual, adaptado das orientações aos professores formadores e tutores do Curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas para Professores.  

 

A distribuição de carga horária para mediação pedagógica não é rígida e depende também da metodologia adotada pelo colegiado do curso que deve ser explicitada no PPC. A distribuição no PIT vai refletir essa organização. Vejamos um exemplo com Componente Curricular com carga horária de 30h (2h semanais): 

Cenário 1

O Professor A é o Professor Formador e também o Professor Mediador do Componente Curricular. Neste caso, o Professor A irá registrar 2h de Aula e 2h de Planejamento. 

Cenario1 Formador


Cenário 2

Professor A é o Professor Formador e o Professor B é o Professor Mediador do Componente Curricular. Neste caso, o Professor A irá registrar 2h de Aula e 2h de Planejamento e o Professor B irá registrar 2h de Mediação. 

Cenario2 Formador

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