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Catálogo de Serviços

Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2016, 10h27 | Última atualização em Quarta, 11 de Junho de 2025, 13h07

Índice de Artigos

CGE - Coordenadoria Geral de Ensino 

1- Atividades de atendimento aos alunos de forma presencial

Quem solicita?
Alunos

Onde solicitar?
Na própria secretaria acadêmica do Cefor.

Como Funciona o serviço?
As atividades de atendimento aos alunos de forma presencial destinam-se a todos os estudantes do Cefor e serão realizadas no prédio do Cefor em horários definidos pelo setor.

Quais setores estão envolvidos?
CGE

Qual o prazo para o serviço?
Imediato.


 

2- Emissão de Documentos

Quem solicita?
Alunos

Onde solicitar?
Envie um e-mail para: sa.cefor@ifes.edu.br indicando os detalhes da solicitação.

Como Funciona o serviço?
A Secretaria Acadêmica é o setor responsável por emitir documentos aos alunos dos cursos vinculados ao Cefor.

Quais setores estão envolvidos?
CGPE, Coordenadoria de Extensão, Coordenadoria Geral de Ensino.

Qual o prazo para o serviço?

  • Atestado de Escolaridade: o próprio cursista pode obter o atestado via Acadêmico Web, sem a necessidade de solicitar à Secretaria.
  • Certificado/Declaração de Conclusão: para os cursos de especializacão, o prazo para emissão do Certidão de Conclusão é de 7 dias úteis a partir da solicitação do aluno e considerando que a coordenação do curso encaminhou o nada consta para a Secretaria; já para os cursos de aperfeiçoamento, o prazo para emissão da declaração de conclusão é de 7 dias úteis a partir da solicitação do aluno;
  • Histórico Escolar: 5 dias úteis
  • Diploma: Mínimo 6 meses

Quais documentos de entrada?
Solicitação feita pelo aluno via e-mail, informando nome completo, curso, matrícula e/ou CPF.

Quais documentos de saída?
Documento solicitado pelo aluno.


 

3- Atendimento a solicitações de alunos

Quem solicita?
Alunos

Onde solicitar?
Envie um e-mail para: sa.cefor@ifes.edu.br indicando os detalhes da solicitação.

Como Funciona o serviço?
Os alunos devem formalizar via e-mail as suas solicitações.

Quais setores estão envolvidos?
CGE

Qual o prazo para o serviço?
3 dias úteis para resposta.

Quais documentos de entrada?
Requerimento e demais solicitações, quando necessário.


 

4- Alteração no cadastro do sistema acadêmico

Quem solicita?
Alunos e mediadores de cursos do Cefor.

Onde solicitar?
Envie um e-mail para: sa.cefor@ifes.edu.br indicando os detalhes da solicitação.

Como Funciona o serviço?
Caso o aluno não receba o email com os dados de acesso ao AVA nem contato do professor ou do coordenador do curso sobre o início das aulas, é provável que exista algum erro no cadastro. Logo, é necessário que o aluno informe a situação o mais rápido possível, sob pena de ter sua matrícula cancelada. Atualizações de nome, endereço, telefone e e-mail também devem ser solicitadas por aluno e mediadores via e-mail.

Quais setores estão envolvidos?
CGE

Qual o prazo para o serviço?
De 1 a 3 dias úteis para resposta.

Quais documentos de entrada?
E-mail de solicitação.

Quais documentos de saída?
E-mail de resposta.


 

5- Análise e parecer de PPC dos cursos EaD

Quem solicita?
Pró-Reitoria de Ensino do Ifes.

Onde solicitar?
Envie um e-mail para: ensino.cefor@ifes.edu indicando os detalhes da solicitação.

Como Funciona o serviço?
Os professores da CGE podem atuar como pareceristas em projetos de cursos EaD ofertados por outros campi do Ifes. A análise se dá por meio de checklist, apresentando sugestões de melhoria.

Quais setores estão envolvidos?
CGE

Qual o prazo para o serviço?
No mínimo, 5 dias úteis por curso, a contar da definição do parecerista.

Quais documentos de entrada?
Processo eletrônico contendo Projeto Pedagógico do curso e Regulamento (se houver).

Quais documentos de saída?
Relatório.


 

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