Página inicial > Notícias > O Cefor e a institucionalização da EaD

O Cefor e a institucionalização da EaD

Publicado: Terça, 25 de Outubro de 2016, 11h36 | Última atualização em Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h40

Nos dias 18 e 19 de outubro, a diretora do Cefor, Vanessa Battestin Nunes, esteve em Brasília participando de reuniões do GT de Institucionalização da EaD do FDE/Conif (Fórum de Dirigentes de Ensino/Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

O GT trabalhou no fechamento das propostas de Atividades Docentes em Componentes Curriculares a Distância e de Estruturação dos núcleos gestores de Educação a Distância, após análise das sugestões enviadas internamente por servidores do Ifes e por outras instituições da Rede Federal. Além disso, a diretora Vanessa e o diretor Miguel Zamberlam (do IFRO) apresentaram ao Conif as minutas que foram analisadas e aprovadas pelo pleno.

As atividades do GT continuam com os trabalhos voltados para metodologia, indicadores e matriz orçamentária para cursos a distância. A próxima entrega ao Conif está prevista para dezembro, com uma versão inicial da metodologia.

O Cefor tem constantemente participado de discussões sobre a institucionalização da EaD desde 2009. Em 2010, participou de discussão no Conif que gerou a proposta de regulamentação da EaD nos Institutos Federais. Em 2012 participou de discussões no FDE/Conif, que gerou a proposta de Institucionalização da EaD nos IFs. Em 2015 participou de reunião da UNIREDE sobre o tema. Em 2016 participou do GT de Institucionalização da EaD da Setec, que gerou a proposta de matriz orçamentária da EaD para o Forplan/Conif e, em seguida, do GT de Institucionalização da EaD do FDE/Conif em 2016, cujas atividades estão em andamento. Além disso, a diretora Vanessa Battestin tem sido convidada a participar de diversos debates sobre essa temática, como nas mesas redondas no CONEPT – IFSP e no FORGRAD Sudeste, em 2015, no Concefor - Ifes, em 2016, e em palestras no IFB, em 2015, no IFAL e futuras no IFAM e IFRN, em 2016. O Cefor tem, ainda, recebido constantemente visitas de outros Institutos Federais, como IFB, IFSP, IFPR, IFPA, IF Goiano, IFF, IFMS, entre outros.

Veja mais:

Ifes fortalece discussões do GT de institucionalização da EaD na Rede Federal
Diretora do Cefor participa de reunião do GT de institucionalização da EaD do FDE/Conif